sexta-feira, 3 de maio de 2013

Grandes Revelações


GRANDES REVELAÇÕES

Pela misericórdia de Deus, Ele me respondeu e me revelou sua vontade em um momento crucial de minha vida em que o busquei de todo meu coração, então resolvi escrever e divulgar estes escritos à quem interessar com a única intenção de contribuir de alguma maneira com quem estiver buscando respostas do propósito de Deus para com os homens.

A FÉ

1) – O que é a fé?
Definição: A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
Portanto, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima d’Ele acredite que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam, por isto Deus declarou: O justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.

1.1) – No que acreditamos:
- Acreditamos que Deus existe, apesar de ninguém nunca tê-lo visto, a não ser Jesus o qual o revelou a nós.
- Acreditamos que Deus que é sempiterno (sempre existiu e sempre vai existir) criou Jesus, o Filho do seu amor, a primeira criação de Deus pelo qual todas as demais coisas foram criada, por Ele (Jesus) e para Ele.
Portanto Jesus existe antes de todas as coisas e estava com Deus no princípio. Em outras palavras: Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados e a Palavra, ou o Verbo de Deus que é Jesus, estava no princípio com Deus e Ele também é Deus, por Ele todas as coisas foram feitas e sem Ele nada do que foi feito se fez.
- Acreditamos que Deus enviou seu próprio Filho para nos religar ou reconciliar com Ele, pois como pela desobediência de um homem “Adão” todos nós fomos feitos pecadores, também pela obediência de um “Jesus” fomos justificados! Continuamos pecadores, porem fomos feitos justos e como está escrito: O justo viverá da fé!
- Acreditamos que Jesus sendo o Filho de Deus e também Deus, se despiu de todas as suas prerrogativas de Deus e veio viver como homem, sujeito as mesmas tentações que nós, porem Ele nunca pecou e foi moído por causa das nossas iniqüidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Portanto, também pela fé não aceitamos as doenças, antes usamos toda armadura de Deus e principalmente a espada da palavra para expulsar o inimigo, porque Jesus nos deu virtude e poder sobre todos os demônios, para expulsá-los e curar as enfermidades. Isto porque Jesus via satanás como raio cair do céu e por isto nos deu poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo.
- Acreditamos que Jesus que é a luz do mundo e a luz dos homens veio ao mundo, porem o mundo não o conheceu, veio para os que eram seus e os seus não o receberam, porem a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome.
- Acreditamos que Deus que é riquíssimo em misericórdia, e pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus.
- Acreditamos que somos salvos pela graça, por meio da fé; e isto não vem de nós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.
- Acreditamos que Deus, antes nos conheceu e nos predestinou para seremos conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos, e aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou! Portanto, se Deus é por nós, quem será contra nós? Ele que não poupou nem mesmo a seu próprio Filho, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
- Acreditamos na declaração de Jesus quando diz: Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. Porque só Ele tem poder e autoridade para nos salvar, porque Ele nos comprou e o preço foi a sua vida; portanto quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
- Acreditamos que nós que cremos e esperamos em Jesus, seremos arrebatados por Ele, na sua volta e transformados em novas criaturas incorruptíveis e reinaremos com Ele por mim anos e então, após a restauração ou regeneração de todas as coisas, tudo será entregue à Deus, inclusive aquele a quem todas as coisas lhe foram sujeitadas, que é Jesus; Ele também se sujeitará à Deus, que é o único Deus que criou todas as coisas.
- Acreditamos que da mesma forma que os grandes homens de fé que dedicaram suas vidas à obra de Deus como Abraão, Moisés e vários outros, não alcançaram a promessa nesta vida, pois Deus tinha algo melhor preparado para eles, da mesma forma nós também não receberemos o nosso galardão neste tempo presente, más no porvir (na vida eterna), pois não buscamos glória aqui, antes somos peregrinos neste mundo e não temos aqui cidade permanente, pois buscamos em Cristo a vida eterna e plena no Reino de Deus.

Paulo era um homem zeloso da obra de Deus porem antes de ser convertido, quando ainda não conhecia a verdade combatia os cristãos achando estar fazendo a vontade de Deus. Após ser convertido pelo próprio Jesus já ressuscitado na estrada para Damasco, Paulo foi feito apóstolo e se fez escravo por nós, os não judeus.
Ele foi constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios na fé e na verdade e ele sempre enfatizou a fé.
A fé e a confiança total em Jesus Cristo e não no nosso merecimento e isto é tão importantes que Paulo declarou algumas coisas até polemicas sobre a fé:
- Romanos 5: 1 Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;
- Romanos 9: 31 Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. 32 Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço;
- Romanos 10: 9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
- Romanos 11: 20 Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme.
Obs.: Os judeus que não creram em Jesus para serem justificados e tentaram se salvar pelas obras da lei (Antigo Testamento), tropeçaram na pedra de tropeço que é Jesus, nós os gentios, que pela fé n’Ele estamos em pé, não podemos nos ensoberbecer. Nós gentios que éramos desobedientes alcançamos misericórdia para que os judeus que agora são desobedientes também alcancem misericórdia pela misericórdia a nós concedida e demonstrada. Isto porque Deus encerrou a todos, tanto judeu como não judeus debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia, portanto não pode haver jactância (Ostentação de mérito).
O próprio Paulo que dedicou a vida à obra de Deus, não se ensoberbeceu, mas já no final da sua vida, aguardando o carrasco o degolar declarou: - Combati o bom combate, terminei a carreira e guardei a fé! Ele não disse combati o bom combate e conquistei a vida eterna, ou combati o bom combate e sou merecedor da vida eterna, não! Paulo declarou o seguinte: A mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo, Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o SENHOR.
Jesus declarou que Ele (Jesus) é a porta e aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador, aquele, porém, que entra pela porta, ou seja: Aquele que entrar por Jesus, ou seja: Aquele que leva Jesus Cristo como único Senhor e Salvador, é o pastor das ovelhas, e a este Ele (Jesus) abre, e as ovelhas ouvem a sua voz (A voz do pastor que entrou por Jesus), e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora e as alimenta.
Por outro lado o pastor que trouxer a salvação pela fé em Jesus, não será reconhecido e ouvido pelas ovelhas que são os escolhidos antes da fundação do mundo.
Portanto, Jesus é a porta, se alguém entrar por Ele, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens que é o alimento espiritual e o pão da vida.
Todos que vieram antes de Jesus, são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram, não conheceram a sua voz, porque o ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir, porem Jesus veio para que tenhamos vida, e a tenhamos em abundância.
Nós necessitamos da justificação pelo sangue de Jesus pelo simples fato de não conseguirmos nos justificar à nós mesmos! Por isto Jesus veio, nos comprou com sua vida e foi feito Supremo Sacerdote Eterno e um Sacerdote que pode se compadecer de nós porque viveu como homem e conhece nossas fraquezas.
Portanto, devemos andar na luz, como Ele está na luz (Buscar seguir o Espírito Santo), para que o seu sangue nos purifique de todos os nossos pecados (Sejamos perdoados e justificados), pois é bom que não pequemos, mas se pecarmos temos um advogado junto a Deus: Jesus Cristo o justo.
É nisto que acreditamos e por isto vivemos na esperança de após termos feito tudo, alcancemos pela graça e misericórdia de Deus a Ressurreição dentre os mortos, pela fé em Jesus Cristo, em quem confiamos e que é o único que pode nos salvar, pois a este Deus selou.


-----------------

  
O AMOR

O que Deus mais quer de nós?
Em primeiro lugar a fé, porque pela graça somos salvos, por meio da fé; e isto não vem de nós, é dom de Deus, isto porque sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima d’Ele acredite que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam, por isto Deus declarou: O justo viverá da fé; E, se ele recuar, aminha alma não tem prazer nele.
E em segundo lugar o Amor, pois um dia perguntaram a Jesus: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Jesus lhe respondeu: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento, e o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
E Jesus fez isto, Ele viveu assim e nos deu um novo mandamento: Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
Mas o que é o amor? O amor é:
- Misericórdia, que é compadecer-se da miséria alheia! E Jesus fez isto.
- Compaixão, que é o desejo de aliviar, minimizar ou finalizar o sofrimento do outro! E Jesus também fez isto.
- E até mesmo a própria palavra “AMOR” que é um sentimento que induz a se aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição! E Jesus também fez isto por nós.
- Altruísmo, que significa: pensar mais nos outros do que em si mesmo, ser solidário, caridoso, bondoso, abnegado, desprendido do próprio ego, desambícioso, benfeitor, humanitário, e vários outro sinônimos! E Jesus também foi assim.
Portanto a melhor maneira de entendermos o que é o verdadeiro amor e observarmos a vida de Jesus, pois nós conseguimos amar, porem Deus é puro amor e Deus e Jesus são um só.
Jesus Cristo, sendo Filho único de Deus e, portanto, sendo Ele também Deus, se despiu de todas as suas prerrogativas de Deus e veio viver como homem, para dar a vida por nós, e nós devemos buscar ter este mesmo sentimento que Jesus teve, pois Ele não pensou em si mesmo, antes buscou o nosso bem, mesmo que em detrimento de si próprio. Por isto Ele pode nos dar este novo mandamento: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei a vós.
O Apóstolo João que viveu três anos com Jesus, compreendeu perfeitamente este mandamento e declarou o seguinte: Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.
O Apóstolo Paulo quando escreveu sobre o amor, declarou o seguinte: Ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
Portando meus irmãos, o verdadeiro amor não pode ser entendido, apenas sentido. Ele é inexplicável e é um dom que recebemos de Deus.
O amor vem de Deus, pois Ele é a fonte do amor, mas para entendermos e vivermos este amor que Jesus sente por nós, temos que estar em comunhão constante com o Espírito Santo de Deus, andando sempre na presença de Deus pela fé em Jesus.
E acreditem: Estamos neste mundo com um único objetivo que é aprendermos a AMAR!
Mas como aprenderemos? Praticando e pedindo a Deus que mude nosso coração, que tire de nós o coração de pedra e nos dê um coração de carne, que sabe amar e perdoar de verdade.
Tem que ser pela fé! Somente pela fé é possível amar como Jesus amou, porque pela fé sabemos que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada na vida eterna.
Pela fé conhecemos a justiça de Deus e o seu imenso amor e misericórdia e sabemos estar neste mundo de passagem com a finalidade de aprendermos a amar, más não somos deste mundo, antes temos um reino o qual Deus nos preparou desde a fundação do mundo.
Pela fé sabemos que crendo em Jesus e buscando andar na luz (Andar em Espírito) como Ele está na luz, teremos a vida eterna, pois o sangue de Jesus nos justifica de todos os nossos pecados.
Não é fácil viver este amor, somente pela fé, somente crendo na vida eterna e no Deus galardoador, por isto esta escrito na Bíblia, para que acreditemos: Hebreus 11:6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

  
------------------------

  
O PERDÃO

Deus nos perdoou de uma divida enorme e quer que nós também nos perdoemos uns aos outros. Jeremias 31: 34 ... porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
Jesus nos falou do perdão de Deus por nós e da necessidade de nós também perdoarmos os nossos semelhantes, através de uma parábola.
Na parábola que está em (Mateus 18: 23 a 35), podemos entender que Deus é como um Rei que resolveu acertar as contas com seus servos e havia um que lhe devia muito dinheiro “dez mil talentos”. E, não tendo ele com que pagar, o Rei mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida lhe fosse paga.
Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor seja generoso para comigo, e tudo te pagarei. Então o Rei, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.
Veja como Deus é bom, Ele não apenas deu prazo, mas perdoou totalmente a divida.
Verdadeiramente pelo sacrifício de Jesus, Deus perdoou todas as nossas dividas: João 3: 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Deus enviou o seu próprio Filho unigênito que é Jesus, para nos substituir e morrer em nosso lugar para que a nossa divida fosse perdoada.
E continuando na parábola, Jesus nos conta que mesmo havendo o Rei perdoado uma divida enorme a qual era impossível de ser paga, o servo que foi perdoado não perdoou um conservo seu que lhe devia uma pequena divida.
Aqui vemos uma grande injustiça, e sabemos que como está escrito em (Hebreus 1: 9) Jesus ama a justiça e odeia a iniqüidade que é falta de equidade ou igualdade.
Quando o Rei soube do ocorrido, mandou chama-lo e lhe disse: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia.
Então Jesus nos alerta: Mateus 18: 35 Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.
Vamos conhecer o tamanho da divida a qual Deus nos perdoou.
O pecado de Adão nos afastou de Deus, e longe d’Ele que é a fonte da luz, do amor da justiça, e da verdade, só há trevas, malignidade, mentira, injustiça e varias outras características que são do inimigo que é o demônio, que também é uma criatura caída, pois também desobedeceu à Deus e foi afastado d’Ele se tornando maligno.
Portando o inimigo é maligno e nós homens nos tornamos malignos.
Mas o que é maligno? A palavra malignidade significa: Maldade, barbaridade, crueldade, iniqüidade, judiação ou judiaria, malefício, malícia, malvadez, perversidade, ruindade, dissimulação, esperteza, fingimento, hipocrisia, desumanidade e tudo mais que é o contrário da personalidade de Deus que é amor e justiça e equidade. 
Portanto pela desobediência de Adão e o nosso afastamento de Deus, passamos a ser assim, malignos, e dos dois filhos de Adão, Caim mata Abel e a maldade tomou conta do mundo de tal maneira que o homem era mal continuamente e Deus se arrependeu de ter feito o homem: Gênesis 6: 5 E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. 6 Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração. 7 E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
Porem Deus se agradou de Noé, e muitas gerações depois também de Abraão um descendente de Noé.
Abraão era um homem de muita fé, ele acreditava e confiava plenamente em Deus e Deus se agradou tanto dele que lhe fez uma promessa: Gênesis 12: 1 Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. 3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
A promessa feita a Abraão se cumpriu em Jesus, pois estava escrito “a sua descendência” e não “as suas descendências”: Gálatas 3: 16 Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo.
Vamos ler como Deus falou: Gênesis 17: 19 E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele.
No início do livro aos Hebreus, o escritor (Paulo) também confirma isto: Hebreus 1: 1 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, 2 A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
Portando a promessa foi feita a Jesus, que é o Filho unigênito de Deus que estava com Deus no princípio pelo qual todas as coisas foram feitas e sem Ele nada do que foi feito se fez e que estava com Deus e também era Deus.
Jesus é o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, Ele se fez homem e habitou entre nós para nos salvar e tudo aconteceu conforme estava escrito sobre que aconteceria, não vou escrever aqui, mas apenas citar para quem quiser ler um dos profetas que pelo Espírito Santo falaram d’Ele: (Isaías 53)
Então conforme estava escrito, Jesus nasceu em Belém, veio da família de Davi que por sua vez veio da tribo de Judá, um dos doze filhos de Jacó que é filho de Isaque, que é o filho da promessa que por sua vez é filho de Abraão.
Portando, quem são os herdeiros da promessa? A promessa foi feita à Jesus e aos que crêem n’Ele.
E quem são os que crêem n’Ele? Um dia a mãe e os irmão de Jesus o procuravam e quando lhe comunicaram isto, Jesus respondeu o seguinte: Lucas 8: 21 ... Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam.
Verdadeiramente cristãos, são aqueles que ouvem as palavras de Jesus e as pratica: Mateus 7: 24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
Jesus declarou que se nós estivermos n’Ele, e as palavras d’Ele estiverem em nós, pedireis tudo o que quisermos, e vos será feito, e o que é estar n’Ele? João 15: 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
Portanto estar em Jesus é guardar os seus mandamentos. E qual é o seu grande mandamento? João 15: 17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.
Em Êxodos 20, vamos encontrar as leis e os estatutos de Deus que vieram através de Moisés e os Dez mandamentos foram resumidos por Jesus em apenas dois: Mateus 22: 36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
E depois Jesus resumiu todos em um só: João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
Parece ser muito fácil, seguir este único mandamento de Jesus, más não é! Jesus deu a vida por nós e como João nos escreveu: I João 3: 16 Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.
Quem hoje daria a vida pelo irmão, igual a Moises que falou para Deus riscar o seu nome do livro da vida por amor aos irmãos?
Jesus nos ensina a amar os nossos inimigos e dar a outra face e quem tem feito isto? E mesmo que alguém tenha feito, será que está fazendo por amor como Paulo nos revelou pelo Espírito que deveria ser feito? I Coríntios 13: 3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
Muitas vezes até praticamos o verdadeiro amor, pois sabemos pela fé que teremos o galardão, e será que fazendo dessa forma estamos fazendo por amor ou pensando no galardão?
Eu escrevi também sobre o verdadeiro amor, dêem uma lida depois, vamos continuar falando o perdão.
Podemos concluir que Deus enviou seu próprio Filho para que fossemos perdoados e tivéssemos a vida eterna, pois pela desobediência havíamos sido afastados de Deus, e agora pela nova e eterna aliança da qual Jesus é o mediador, somos pela fé em Jesus reconciliados com Deus.
Claro, estamos entendendo que é Fé com Obediência.
E quem consegue, existe alguém que nunca pecou? Sim, Jesus e apenas Ele!
O que ocorre é o seguinte, enquanto vivermos neste corpo, e estivermos neste mundo que jaz no maligno, mesmo que involuntariamente pecaremos. Isto é inevitável, por isto Jesus foi cosntituido o nosso Supremo Sacerdote Eterno da ordem de Melquisedeque, e está ao lado de Deus o Pai intercedendo por não, e Ele é um Sumo Sacerdote que pode se compadecer dos nossos pecados, pois Ele viveu como homem e conhece nossas fraquezas: Hebreus 4: 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
Mas para sermos justificados pelo seu sangue, devemos andar na luz como Ele, Jesus, está na luz: I João 1: 7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
Devemos andar na luz de Jesus como Ele está na luz de Deus, ou seja: Como Jesus está em Deus e Deus está n’Ele, e portando os dois são um só “João 10: 30 Eu e o Pai somos um.” Nós também se estivermos em Jesus, Ele estará em nós e não sermos mais dois, más um só.
Quando Jesus orou ao Pai, intercedendo por nós, Ele pediu isto também: João 17: 19 E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. 20 E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; 21 Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. 22 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. 23 Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
Quando estamos em Jesus e Ele está em nós, pelo seu Espírito Santo, passamos a ser pessoas diferentes, passamos a nos desviar do pecado e o Espírito Santo também passa a nos ensinar todas as coisas e isto é maravilhoso, porque Ele nos diz que somos escolhidos, que temos um reino o qual Deus preparou para nós desde a fundação do mundo e a felicidade passa a ser uma felicidade verdadeira, uma paz que o mundo não pode nos dar.
Porem mesmo tendo o Espírito Santo em nós, vez ou outra erramos, desobedecemos e pecamos, pois somos humanos e Deus sabe disso e nos perdoa, o importante é nos arrependermos.
Por isto está escrito: I João 2: 1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
Deus nos sonda e nos conhece, Ele conhece as nossas fraquezas e sabe a intenção do coração. Portando se o amarmos e buscarmos seguir o Espírito Santo que hoje habita em nós, produziremos o fruto do Espírito que é: Gálatas 5: 22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Se porem seguirmos as tendências da carne: Gálatas 5: 19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, 20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Acreditemos e confiemos em Jesus e busquemos seguir o que o Espírito Santo nos diz, pois assim seremos felizes, e esse é o desejo de Deus.
Se insistirmos em viver uma vida desregrada e mundana, nos afastaremos cada vez mais de Deus e afastados d’Ele nos tornamos cada vez mais maligno.
Ele não nos abandona nunca, o perigo é nós o abandonarmos e nos perdermos.
Agora podemos afirmas que não são as boas obras que nos salvam, más sim a fé em Jesus.
Se não for pelo sangue de JESUS não há salvação, pois o corpo d’Ele foi rasgado como o véu do  santo dos santos o qual nos separava de Deus. Foi pelo sangue d’Ele o qual foi aspergido na verdadeira arca da aliança que está nos céus é que fomos religados ou reconciliados com Deus e não há outro nome que salva!
Nós verdadeiramente vivemos no tempo da graça e a salvação é realmente pela fé em Jesus Cristo, pois Ele é o único caminho: João 14: 6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
É impressionante como verdadeiramente o Reino de Deus não é palpável, agente não vê agente sente.
Olha que interessante, João o Batista era o Elias, porem ninguém percebeu isto, nem os discípulos de Jesus e até mesmo João mandou perguntar a Jesus se Ele era o Messias.
É por isto que é tão importante estarmos em Jesus e Ele em nós, pois esta comunhão com Ele que sabe tudo, que tem os sete espíritos de Deus, nós torna mais perceptíveis na hora de identificar qual é a verdadeira vontade de Deus, ou seja qual é a reta justiça.
Agora Vou passar para o próximo assunto que também é ligado a esse, mas para não ficar muito grande vou escrever em outro documento, o assunto é: O tempo da graça?

--------------------------

  
O TEMPO DA GRAÇA

Verdadeiramente em Jesus se cumpriu tudo o que foi dito pelos profetas, inclusive isto: Mateus 13: 35 Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a minha boca; Publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo.
O tempo da graça é um mistério o qual só compreendemos pelo Espírito e é difícil falar dele, estou escrevendo por pura intuição que na verdade creio ser inspiração Divina, pois não tenho tanto conhecimento e sim muita curiosidade, e vou buscando no Espírito as respostas.
Deus sempre esteve e sempre vai estar no controle de tudo, desde o pecado original, Ele sabia que Jesus viria e pisaria a cabeça da serpente, tanto é que Ele falou que o filho da mulher pisaria a cabeça da serpente. Da mesma forma Deus sabia que Jesus seria rejeitado pelos judeus e nós os gentios seriamos chamados, tanto é que mais de setecentos anos antes de Jesus vir, Deus falou isto pela boca do profeta Isaías e também na promessa feita à Abraão, nós os gentios já estávamos incluídos.
Paulo explicou muito bem quando disse que Deus encerrou a todos debaixo do pecado para com todos demonstrar misericórdia. Os judeus que buscavam não encontraram porque tentaram pelas obras e nós estamos em pé pela fé, encontramos porque acreditamos.
Quanto ao tempo da graça o qual vivemos o que eu entendo é o seguinte: Foi aberto um parêntese no tempo de Deus, nas semanas proféticas segundo Daniel que é o tempo de Deus para com o seu povo os judeus: Daniel 9: 25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos. 26 E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações. 27 E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.
Esse tempo de 490 anos foi interrompido e após o arrebatamento da igreja o relógio voltará a funcionar.
Dos 490 anos, faltam apenas 7 anos, porem a grande tribulação começará quando o anticristo quebrar a aliança que será na metade da semana, ou seja 3,5 anos, e eu acredito que aqui será o arrebatamento.
Eu acredito que veremos o anticristo, porem não passaremos pela tribulação por Cristo já haver passado por nós.
Se observarmos as escrituras, em Daniel 2, veremos que estamos já nos dedos dos pés da estátua do sonho do Rei Nabucodonosor e que logo virá o reino do anticristo, a abominação da desolação da qual Daniel e também o próprio Jesus o Messias nos falou: Mateus 24: 15 Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda;
Quem quiser ler sobre a estátua do sonho do rei Nabucodonosor eu escrevi sobe isto e está no meu site neste endereço:


Então o tempo dado ao anticristo é de 7 anos, dos quais os últimos 3,5 serão de grande tribulação: Daniel 12: 11 E desde o tempo em que o sacrifício contínuo for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias.
Após o arrebatamento, o parêntese que foi aberto para o tempo da graça se fechará e eu creio que vai ser no 3,5 anos após vermos o anticristo reinando.
Este parêntese no tempo foi aberto para que nós os gentios também fossemos chamados a salvação através da fé em Jesus que é o mediador da nova e eterna aliança feita entre Deus e os homens: Jeremias 31: 31 Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. 32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR. 33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 34 E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
Por acaso quando Deus disse: “Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo” Ele não estava falando que hoje somos ensinados pelo próprio Jesus que é Deus através do Espírito Santo?
Nós hoje vivemos no tempo da graça e estamos sendo ensinados pelo próprio Deus através do Espírito Santo: João 6: 45 Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.
Portanto vivemos no tempo da graça e a salvação é pela fé em Jesus. Nós podemos afirmar isto baseado no que está escrito segundo o próprio Jesus nos falou quando declarou:
- João 6: 47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.
- João 11: 25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; 26 E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
Jesus nos comprou com seu sangue para nos fazer reis e sacerdotes na terra. Está escrito e eu acredito que no reino de mil anos, o Reino do Messias, quando Jesus virá para restaurar, todas as coisas, nós estaremos reinando com Ele, pois olha o que esta escrito: Apocalipse 5: 10 E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.
Neste reino de mil anos, não haverá o engano do inimigo, pois ele estará preso: Apocalipse 20: 2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
Mas vamos deixar esse assunto para outra hora e voltar-mos ao tempo da graça.
Vivemos no tempo da graça e Jesus veio para nos justificar, nos comprar com seu sangue e fazer de nós: Reis e sacerdotes e reinaremos sobre a terra, é isto que está escrito.
Pelo Espírito, Paulo confirmou isto:
- Romanos 10: 9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
- Romanos 10: 13 Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.
- Romanos 11: 6 Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra.
- Gálatas 2: 16 Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.
- Gálatas 3: 22 Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes.
Obs.: O galardão é pelas obras: Apocalipse 22: 12 E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.
É Deus quem nos santifica através de Jesus: I Tessalonicenses 5: 23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.
É Jesus quem nos santifica (nos separa do pecado), nos libertando das cadeias de Satanás: João 8: 34 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. 35 Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Santificação é Separação do pecado, alguém consegue se santificar a si mesmo? Não! Porem todos aqueles que são nascidos do Espírito, nascidos de novo pela fé em JESUS CRISTO são santificados e continuam até a morte em processo contínuo de separação do pecado...
O que temos que fazer é buscá-lo de todo nosso coração, vigiando e orando.
Jesus nos alerta a estar vigilantes, e principalmente nos tempos em que vivemos.
Jesus começa nos dizendo: Lucas 12: 35 Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias.
Cingir os lombos com a justiça, praticar a reta justiça que é a justiça de Deus que é baseada no amor e no perdão e acesas as nossas candeias com o fogo do Espírito Santo, ou seja: Andemos sempre na luz, como lemos no “Salmos 16: 8 Tenho posto o SENHOR continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei.” Devemos nos entregar ao Senhor Jesus, confiarmos n’Ele e lhe pedir que encha o nosso ser com o Seu Espírito Santo, para podermos nos desviar de todo laço do inimigo, pois os tempos estão findando e logo Jesus virá na sua glória, na glória do Pai e todos os santos anjos.
Portando devemos ser vigilantes como Jesus nos recomenda: Lucas 12: 36 E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe. 37 Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.
Ninguém sabe quando Jesus virá somente Deus sabe desta hora, porém, sabemos que Ele virá como o ladrão na noite, em um momento em que ninguém imagina, portanto devemos estar sempre vigilantes, devemos viver nossas vidas imaginando que Jesus voltará no próximo piscar de olhos.
Jesus nos aconselha ser como o mordomo fiel: Lucas 12: 42 E disse o SENHOR: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração? 43 Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. 44 Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá.
Não sejamos negligentes, mas vigilantes e fieis, praticando a reta justiça com amor; Não praticando o mal, mas o bem; Nunca julgando, mas perdoando sempre como Jesus nos perdoa e levando a palavra de Deus em momento oportuno e não oportuno para que ninguém caia nas armadilhas do inimigo e seja surpreendido naquele dia, pois Jesus nos alertou dizendo: Lucas 12: 45 Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor tarda em vir; e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se, 46 Virá o senhor daquele servo no dia em que o não espera, e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis. 47 E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites; 48 Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.
Será mesmo que estamos perto da volta de Jesus?
Não sejamos hipócritas, quando vemos a nuvem carregada e negra, sabemos que vai chover. Quando o tempo está limpo, sabemos que haverá calma. Se sabemos discernir a face da terra e do céu; como não saberemos discernir o tempo da vinda de Cristo? Vivamos o agora como se a sua vinda fosse daqui a um segundo e assim não seremos surpreendidos.
Jesus nos aconselha a vivemos assim: Lucas 12: 57 E por que não julgais também por vós mesmos o que é justo? 58 Quando, pois, vais com o teu adversário ao magistrado, procura livrar-te dele no caminho; para que não suceda que te conduza ao juiz, e o juiz te entregue ao meirinho, e o meirinho te encerre na prisão. 59 Digo-te que não sairás dali enquanto não pagares o derradeiro ceitil.
O que Jesus quer dizer com “livrar-se dele no caminho”, é perdoar para também ser perdoado, viver sempre de maneira que ninguém tenha algo contra você, algo que te acusar, algo que necessite da justiça de Deus, pois Ele disse: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
Um dia Pedro perguntou a Jesus: Mateus 18: 21 Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? 22 Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.
Quando vindo de Jesus, nada é coincidência: Setenta vezes sete é o mesmo tempo para o perdão dos Judeus que são quatrocentos e noventa anos os quais foram interrompidos para o tempo da graça.


-----------------------
  

O QUE DEUS MAIS QUER DE MIM E DE VOCÊ?

Vamos meditar nisto e responder com o coração, com aquilo que sentimos que vem do Espírito Santo e não pelo conhecimento das leis e preceitos. Não pela ciência que incha o homem, mas pelo amor que edifica.

Todo nós sabemos o que Deus mais quer de nós, sabe porque?
Porque Deus escreveu isto no nosso coração: Jeremias 31: 33Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 34 E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
Estamos vivendo no tempo da graça, a nova e eterna aliança da qual Jesus é o mediador está em vigor a mais 2.012 anos e todos nos sabemos que o que Deus realmente quer de mim e de você é o AMOR.
Jesus não nos disse que toda lei e os profetas dependem de dois mandamentos que são: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento e Amarás o teu próximo como a ti mesmo. (Mateus 22: 36 a 40)
Quem socorreu aquele homem que estava quase morto, como lemos em (Lucas 10: 30 a 37).
O sacerdote, que é um homem de Deus, um pregador ou evangelizador?
Ou foi o Levita que também é um homem de Deus, um adorador?
Nem um nem outro, mas quem socorreu o doente, quem o amou, se compadeceu e teve misericórdia dele foi um samaritano, que era um pagão, um pecador!
Quem salva o homem não é Jesus Cristo? Sim e somente Ele! E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (Atos 4: 12)
O homem pode se salvar a si mesmos? Não! Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. (Romanos 3:20)
O mandamento de Jesus não é o AMOR? Sim: Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. (João 13: 34)
Pois então me responda uma pergunta:
- Qual destes três homens fez a vontade de Deus, o Sacerdote, o Levita ou o Samaritano?
Jesus não salvou um malfeitor que estava crucificado ao seu lado por crer n’Ele? E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. (Lucas 23:43)
Não está escrito em (Lucas 8:21) que a mãe e os irmãos de Jesus são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam? E quem executou a vontade de Deus aqui senão o Samaritano?
Jesus não disse que Todo aquele, pois, que escuta as suas palavras, e as pratica, assemelhar-se-á ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha? (Mateus 7: 24) E Quem praticou a palavra de Jesus, o Sacerdote, o Levita ou o Samaritano?
Nós temos que aprender a amar de verdade, temos que aprender a amar os nossos inimigos, temos que aprender a dar a outra face, temos que aprender a nos compadecer e mar como Jesus amou, ao ponto de dar a vida, e fazer isto com amor, pois senão for com amor não tem proveito, como lemos em (I Coríntios 13:3)
Só há uma maneira de aprendermos a amar como Jesus amou: Estando em comunhão com Jesus pelo Espírito Santo, como Ele está em comunhão com Deus e sermos todos, um só.
Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós. Para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade (João 17: 21 e 22)


------------------
  

BENIGNIDADE OU MALIGNIDADE

Paulo que foi constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios na fé e na verdade, claro que pelo Espírito, pois o homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu. Após estudar muito declarou: Quem ama aos outros cumpriu a lei, porque, com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo, porque o amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

Pelos profetas Deus já dizia:
- Isaías 1: 17 Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. 18 Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. 19 Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.
- Oséias 6: 6 Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.
- Jonas 2: 7 Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do SENHOR; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo. 8 Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia. 9 Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do SENHOR vem a salvação.
- Miquéias 6: 6 Com que me apresentarei ao SENHOR, e me inclinarei diante do Deus altíssimo? Apresentar-me-ei diante dele com holocaustos, com bezerros de um ano? 7 Agradar-se-á o SENHOR de milhares de carneiros, ou de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma? 8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?

Mesmo antes dos profetas, ainda na criação Deus já dizia:
- Gênesis 3: 22 Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, 23 O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
- Gênesis 4: 6 E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? 7 Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.

Então Deus faz uma nova e eterna aliança conosco e coloca as suas leis em nossos corações:
- Jeremias 31: 33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 34 E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.

Jesus o Filho de Deus que é o mediador desta nova e eterna aliança, nos ensinou a praticar o amor e a reta justiça:
- Mateus 22: 36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
- João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
- Mateus 9: 13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.
- Mateus 12: 7 Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.

Antigamente Deus falava pelos profetas, a nós falou-nos pelo Filho que é Jesus, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo, e o que Deus diz do Filho? Do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.
E qual é a personalidade do Filho senão a do Pai:
- Hebreus 1: 9 Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.

Deus é benigno e o inimigo é maligno e nós, como queremos ser?
Malignidade significa: Maldade, barbaridade, crueldade, iniquidade, malefício, malícia, malvadeza, perversidade, ruindade, dissimulação, fingimento, hipocrisia, desumanidade e tudo mais que é o contrário da personalidade de Deus, pois Deus é amor, justiça e equidade.

  
-----------------------
  

O MAIS IMPORTANTE É O AMOR E A CARIDADE

Jesus perdoa sempre, Ele mesmo ensinou a perdoarmos não apenas 7, mas 70 X 7 = 490 anos, que coincidentemente é o mesmo tempo dado aos judeus para que se arrependam da maldade e pratiquem o amor.
Jesus não condenou a mulher pega em adultério, más disse-lhe vai e não peca mais.
Quando curou o paralítico disse: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.
Deus nos perdoou e disse nunca: Porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
Jesus sendo Deus se fez homem e habitou entre nós para nos salvar, nos justificar com o seu sangue, ou seja: Ele veio para nos perdoar e nos ensinar a amar.
O que Deus mais quer de nós é o amor, este é o maior mandamento: Amar a Deus e ao próximo e Jesus nos mandou: Isto voz mando que vos ameis uns aos outros.
Quem muito é perdoado muito ama e quem pouco é perdoado pouco ama. Quando Jesus declarou isto a Simão, Ele não estava dizendo que nós devemos ser pecadores como a mulher para sermos perdoados e amarmos mais, não, Jesus não condenou nem a mulher e nem Simão, porem fez esta observação: Lucas 7: 47 Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.
O perdão veio para que aprendêssemos a amar, este é o objetivo das nossas vidas, aprender a amar como Jesus amou. Jesus quer que aprendamos a perdoar e a amar até mesmo os nossos inimigos e dar a outra face.
Jesus é a luz a qual devemos seguir, Ele é a perfeição e como foi que Ele viveu? Ele amou tanto que deu a vida e fez isto com amor, pois do contrário não teria proveito, como lemos em (I Coríntios 13:3). É isto que temos que aprender e não vivermos nos policiando naquilo que comemos ou bebemos ou vestimos. O reino de Deus não é comida e nem bebida e sim Justiça e paz! Portanto devemos ter paz em nós mesmos para estarmos bem, felizes, agradecidos e com vontade de fazer o bem em retribuição ao bem que temos recebido de Cristo.  
Quando perguntaram a Jesus: Por que jejuamos nós e os fariseus muitas vezes, e os teus discípulos não jejuam? Jesus lhes respondeu: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Posteriormente o esposo foi tirado e eles jejuaram. Hoje porem o esposo está conosco, não estamos órfãos, Jesus está conosco em Espírito “Espírito Santo”, Ele não nos deixou órfãos. Não estou dizendo para não jejuarmos, estou dizendo para estarmos alegres, felizes e agradecidos, pois Jesus nos perdoou, se tornou nosso Supremo Sacerdote junto ao Pai de onde nos justifica e esta entre nós, dentro de nós, por cima, por baixo e em toda parte, pois o reino de Deus está no meio de nós e tudo isto para que tenhamos paz com Deus e esta paz nos torne pessoas melhores, felizes e agradecidas, que amam mais que se compadecem mais e que praticam a caridade com prazer.
Vamos colocar em pratica o que Jesus nos ensinou, vamos buscar demonstrar o amor aos nossos semelhantes em vez de vivermos preocupados com o que é e o que não é lícito, pois tudo é lícito se for para executarmos o amor e a caridade. Jesus curava no sábado para mostrar que o homem é mais importante que o sábado, portanto é lícito curar no sábado, fazer bem no sábado. Mais importante Aquebrantar o sábado para fazer bem a um homem do que ao jumento ou ao boi, mas na verdade o boi vele dinheiro e nós homens somos naturalmente egocêntricos e egoístas e é exatamente nisto que temos que mudar.
 Jesus também deu o exemplo de Davi que comeu os pães da proposição que não lhe era lícito comer para provar que o homem é mais importante para Deus do que o alimento ou mesmo pães consagrados.
Nós somos tão importantes para Jesus que Ele deu a vida por nós. está escrito: Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos e até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.
Não estou dizendo que podemos pecar, pois Jesus vai nos perdoar, não é isto, estou apenas querendo ressaltar o que eu acho ser o mais importante para Deus.
O que estou querendo dizer é que eu acredito que para Deus, o mais importante é o amor e a caridade e como Pedro bem falou: Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados. E nós sabemos que tem pessoas muito corretas, que andam constantemente na presença do Senhor e que não estão conseguindo perdoar, aceitar o erro dos outros e amar de verdade.
Jesus veio para os doentes e Ele nos mandou amar os pequeninos, os que estão na prisão, nas ruas, os que estão prontos não necessitam tanto quando os que estão perdidos e se nos acharmos merecedores e desprezarmos os pequeninos estaremos fazendo como fez o fariseu que orava assim: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano, jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele.
Temos que buscar fazer tudo isto, porem o mais importante é o amor e a caridade e andar humildemente perante o Senhor, pois qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.
Jesus falou não uma, más duas vezes:
- Mateus 9: 13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.
- Mateus 12: 7 Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes. 

  
------------------


O PERIGO DA NEGLIGÊNCIA

Gálatas 3: 24 De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.
Hebreus 10: 1 Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.
 A lei veio como aio, ou a sombra dos bens futuros, ou seja: Antes de Cristo, na primeira aliança, todos os anos se sacrificavam animais para o perdão dos pecados dos homens.
Isto era apenas uma referencia ou uma alusão ao que viria a acontecer que foi a segunda e eterna aliança feita entre Deus e os homens, da qual Jesus Cristo o Filho unigênito de Deus é o mediador.
Esta segunda e eterna aliança foi consumada com o sacrifício de Jesus o qual foi crucificado, morto e sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, para que como Ele, nós que cremos n’Ele também sejamos ressuscitados na sua volta.
Portando a primeira aliança era uma alusão ao que viria a acontecer e que já aconteceu: O sacrifício de Jesus o Filho de Deus por nós.
Também quando Deus mandou Abraão sacrificar o seu filho Isaque, Ele estava apenas fazendo uma referencia ou alusão ao que Ele iria fazer por nós e fez, quando Sacrificou o seu próprio Filho Jesus, que estava com Ele antes da fundação do mundo, para o perdão dos nossos pecados.
Na antiga aliança, todos os anos se sacrificavam animais para o perdão dos pecados dos homens, Jesus porem foi sacrificado uma única vez, pois o sacrifício d’Ele teve a devida eficiência, este realmente purifica o coração dos homens, pois não vem simplesmente pelo ouvir, ou seja, não é carnal e sim Espiritual, Vem do Espírito Santo de Deus que fala ao nosso espírito.
É exatamente como foi predito que seria na nova e eterna aliança, em: Jeremias 31: 33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
O que ocorre é o seguinte: Quando aceitamos à Jesus como nosso Senhor e Salvador, recebemos o Espírito Santo de Deus que passa a habitar em nós, nos ensinando e nos transformando em pessoas diferentes que não se comprazem mais com o mal, mas que se alegram com o bem, com o amor e com a justiça.
Da mesma forma que Jesus ama a justiça e odeia a iniqüidade (Hebreus 1:9), quem recebe o seu Espírito passa a amar a justiça e a odiar a iniqüidade que é falda de equidade ou falta de igualdade ou injustiça.
Se as leis pudessem nos aperfeiçoar e nos salvar, não haveria necessidade de Jesus vir ao mundo e se dar a si mesmo em sacrifício, pois o sacrifício dos animais conforme era feito seria suficiente para nos purificar dos nossos pecados e nos trazer uma nova consciência, porem não era suficiente par tal e todos os anos havia a necessidade de novos sacrifícios.
Já o sacrifício de Jesus nos purificou permanentemente, pois agora recebemos o Espírito Santo de Deus que habita em nós, e se seguirmos o que Ele nos diz, nos desviaremos do pecado e buscaremos praticar a reta justiça e o amor, pois houve um renovo em nosso espírito.
O Espírito Santo de Deus que habita em nós, tem nos apontado o caminho e quando buscamos andar neste caminho, que é o caminho da justiça, estamos andando na luz e quem anda na luz é justificado pelo sangue de Jesus.
Agora vem o perigo da negligência, o perigo de negligenciarmos a Cristo:
O pecado ainda existe, ainda somos pecadores, pois mesmo andando na luz, involuntariamente vez ou outra nós erramos e pecamos, pois enquanto vivermos neste corpo humano e corruptível e também neste mundo que é dominado pelo maligno, estaremos sujeitos a pecar, seja em pensamentos, palavras, atos ou ações. Somente Jesus viveu como homem e não pecou uma única vez.
Porem existe duas maneiras de se praticar o pecado, uma é voluntariamente e a outra é involuntariamente.
Se não pecarmos voluntariamente, ou seja: Se não for intencional, se eu não estiver planejando praticar o pecado, se não houver a  intenção no meu coração, devo me arrepender e Jesus me perdoará, pois Ele é nosso Supremo Sacerdote, esta ao lado de Deus de onde pode perdoar os nossos pecados.
O perigoso é pecar voluntariamente, e como Deus nos sonda e nos conhece e sabe discernir a intenção do coração, Ele sabe mais do que eu mesmo se estou errando e pecando por minha própria vontade ou se estou errando por fraqueza ou displicência ou desconhecimento ou qualquer outro motivo que não seja intencional.
Hoje pelo Espírito, temos o conhecimento da verdade, porem temos o livre arbítrio e podemos escolher entre a obediência e a vida ou a desobediência voluntária que é o pecado o qual leva a morte.
Devemos nos julgar a nós mesmos e procurar andar na presença do Senhor, pois está escrito: (Hebreus 10: 26 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, 27 Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. 28 Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. 29 De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?)
Nós hoje vivemos no tempo da graça e estamos sendo ensinados pelo próprio Deus através do Espírito Santo.
- João 6: 45 Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.
- Isaías 54: 13 E todos os teus filhos serão ensinados do SENHOR; e a paz de teus filhos será abundante.
Estamos sendo ensinados pelo próprio Deus, pois Jesus é o Filho unigênito de Deus e também é Deus: (João 1: 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.)
Jesus tem nos ensinado através do seu Espírito Santo o qual nos enviou “o outro consolador” e o Espírito fala ao Nosso espírito, nos dizendo o que é e o que não é correto, nos mostrando a verdade.
 Portanto sabemos o que é lícito e o que não é lícito e busquemos seguir o que o Espírito nos tem ensinado, que é a reta justiça.
Pelo conhecimento, pelo prazer que agora sentimos nas coisas de Deus e pelo temor a Ele, nos esforcemos para não pecar voluntariamente e se pecarmos, que não permaneçamos no pecado, pois está escrito: (Hebreus 10: 31 Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.)
Portanto, se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto, pois os judeus que haviam sido libertados por Deus através de Moisés, provocaram à Deus, O desobedeceram voluntariamente e pereceram por quarenta anos no deserto.
Pela provocação veio a ira de Deus o qual jurou que não entrariam no seu repouso.
Existe um reino preparado desde a fundação do mundo o qual nos aguarda, sigamos, pois o amor e a reta justiça, nos deixando ser guiados sempre pelo Espírito Santo que habita em nós, colocando o SENHOR continuamente diante de nós, para que estando Ele à nossa mão direita, nunca vacilemos, más façamos o bem com amor e após vencermos o mundo como Jesus venceu, entremos também no descanso de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário